Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette Carbon 65 Edition
Chevrolet Corvette Carbon 65 Edition
Chevrolet Corvette Carbon 65 Edition
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette GrandSport
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Chevrolet Corvette ZR1
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper
Dodge Viper “morreu” em 2017 e o Corvette está muito doente...

Os americanos não são os melhores defensores dos seus mais reputados desportivos. Há muita paixão, mas no momento da verdade, quando é necessário pagar, tomam outras opções. Marcas como a Ferrari e a Porsche crescem nos EUA e os modelos "made in USA" ficam aquém das expectativas...

Foi o que aconteceu com o Dodge Viper (imagem ao lado), surgido em 1992 para colmatar uma lacuna do Grupo Chrysler face aos seus rivais americanos. Na época, a marca era o único construtor americano que não tinha um grande desportivo no seu catálogo. O Viper foi a resposta a essa lacuna. Surgiu com um motor V10 de 406 cv e nunca foi um verdadeiro sucesso, mas foi sobrevivendo. Reformulado quando a Mercedes assumiu uma posição no capital da Chrysler, em tempos mais recentes foi visto como uma mais-valia quando o Grupo Fiat assumiu a gestão do colosso de Detroit.

O modelo foi reformulado. Recebeu "inputs" da Ferrari, mas as vendas não garantiram a rentabilidade que o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) esperava. Foi descontinuado no ano passado, o mesmo é dizer que está morto. Não foi uma boa notícia para os americanos, mas também não foi a única...

O Corvette, um dos modelos que levou a Chrysler a equacionar a produção do Viper, é o expoente máximo dos super-desportivos "made in USA" e até tem uma associação (Corvette Museum) que faz as estatísticas de tudo o que lhe está relacionado. Mas o último estudo mostrou que o ícone não está de boa saúde...

Em 2017, a Corvette construiu 9.686 veículos. Ficou aquém das 9.752 unidades vendidas em 2016, e o número não está muito longe dos 9.670 exemplares construídos em 1959... Isto dá que pensar num mercado gigantesco onde foram vendidos 17.245.872 veículos no ano passado.

Mas a realidade é o que é e, de acordo com a lista de vendas publicada pelo Corvette Museum, os coupés são mais procurados dos que os cabrio, e os Stingray são os mais apetecíveis do catálogo...

MODELO

UNIDADES

Stingray Coupé

3.068

Stingray Convertible

735

Grand Sport Coupé

2.569

Grand Sport Convertible

512

Z06 Coupé

2.353

Z06 Convertible

449

TOTAL

9.686

Este estudo também mostra que três quartos dos compradores optaram pela versão com caixa automática de oito velocidades em detrimento da opção manual de sete velocidades. O "Arctic White" foi a cor mais procurada com 20,3% das escolhas, face a 16,3% das opções pelo preto e 14% pelo "Torch Red". O laranja, a aposta do construtor para o ano que findou, apenas convenceu 85 clientes.

Não deixa de ser curioso reter que, dos 9.686 Corvette produzidos, 1.062 foram exportados. Fora dos EUA, o Canadá liderou as compras com 587 unidades. Dos restantes, 343 chegaram à Europa, 66 ao Médio Oriente, 57 ao México e nove ao Japão.

Em destaque